Porque devo utilizar um BOT como Aliado no meu Negócio?

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Veja como e porque utilizar os BOT’s para fazer contato com seus clientes e aumentar a eficácia do seu Canal de Vendas.

  1. Rapidez de resposta;
  2. Interação Inteligente;
  3. Possibilidade de Conduzir o Cliente em Funis de Venda;
  4. Propagação pela NOVIDADE.

Só para citar alguns motivos.

Agora pense, por um segundo, sobre como seus métodos de comunicação mudaram nos últimos cinco anos. Naquela época, você quase certamente enviou um e-mail, e talvez você tenha pegado o telefone de vez em quando.

Agora, porém, há uma boa chance de que a mensagem desempenhe um papel muito maior em sua vida, seja através de mensagens de texto, mídias sociais ou aplicativos como o Facebook Messenger e o WhatsApp.

Como resultado, não é nenhuma surpresa, que de acordo com pesquisas conduzidas pela Twilio, nove em cada dez clientes desejam poder se comunicar com empresas que usam esses mesmos programas de mensagens.

Apesar desta evidência, a maioria das empresas continua a depender do telefone e do e-mail.

Então, onde está o problema?

Eu diria que as Empresas estão simplesmente perdendo um meio de comunicação imprescindível para as novas gerações.

 

O Problema com Métodos de Contato Tradicionais

Eu vejo assim, as empresas não estão apenas atrasadas, elas estão gastando mais e ativamente nos velhos meios de comunicação.

Eles estão investindo em mais Formulários de Inscrições, Conteúdo fechado, criando mais lista de e-mails, mais chamadas de Telemarketing, e gastando muito mais em propagandas na Internet.

E não estou dizendo que essas coisas são ruins, mas elas nos dão uma taxa de conversão de 5%, ou menos.

É muito estranho como os profissionais da área de Marketing Digital se contentam com uma taxa de conversão de 5% quando isso significa que eles não estão convertendo os 95% restantes das pessoas que chegam em seus sites?

Quando 95% das necessidades de seus visitantes não são atendidas, você precisa fazer algo diferente.

Você precisa ter certeza de que está atendendo às suas necessidades em tempo real, usando os métodos em TEMPO REAL, com foco em mensagens que os clientes tanto exigem.

Mas isso claramente não está acontecendo.

No início de 2017, a equipe de marketing da Drift realizou uma pesquisa no estilo “comprador secreto” que envolveu o contato com 433 empresas B2B para medir seus tempos de resposta. Os resultados, segundo Erik Devaney, relatados na revista Chatbots, foram surpreendentes:

“Descobrimos que 93% das empresas estão ignorando a regra de 5 minutos. Apenas 7% das empresas responderam a consultas de vendas em 5 minutos ou menos, enquanto a enorme maioria, 55% das empresas, demoraram mais de 5 dias para responder”.

Outros dados recolhidos pela InsideSales.com descobriram que o tempo entre o preenchimento do formulário de Geração de Leads e o contato de um vendedor tem um efeito direto sobre se esses possíveis clientes se tornem ou não CLIENTES COMPRADORES.

Em particular, suas pesquisas sugerem que:

“As chances de entrar em contato com um Cliente em potencial se forem chamados dentro de 5 minutos são 100 vezes maiores em comparação a um chamado em 30 minutos.

As chances de torná-lo CLIENTE COMPRADOR se for chamado em 5 minutos são 21 vezes superiores do que aos 30 minutos”.

Você entendeu que essa pesquisa é sobre contato telefônico, não é mesmo???

Mas, ela ilustra o quão importante é o acompanhamento rápido do seu Cliente em Potencial.

Então…

Há uma coisa que você precisa fazer neste “mundo” sob demanda, com foco em mensagens:

responder aos seus CLIENTES em tempo real.

 

Como garantir o engajamento em tempo real

Claramente, existem benefícios para um rápido contato com seus clientes em potencial.

Mas se é tão importante, por que tão poucas empresas estão fazendo isso?

Bom, por um lado, a maioria das equipes de vendas são constituídas por humanos. Eles não funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Eles precisam dormir, e eles precisam de treinamento.

Sem mencionar o fato de que, uma vez que os atendentes estão vinculados com consultas, eles não podem passar para outros até que o contato atual seja resolvido – pelo menos, não sem comprometer a qualidade do seu serviço.

 

Só gigantes…

A menos que o seu orçamento seja praticamente ilimitado, as equipes de atendimento não estão sempre à altura do acompanhamento sob demanda.

É aí que os chatbots entram!!!

 

Como os Chatbots podem revolucionar o processo de vendas

Os Chatbots são programas baseados em Inteligência Artificial (AI) ou com regras que automatizam as interações através de uma interface de bate-papo.

O LeadBot da Drift é um exemplo que foi projetado especificamente para qualificar leads, embora outros – como o GrowthBot, Moxie e Twyla da Hubspot – possam ser usados ​​para facilitar diferentes partes do processo de suporte ao cliente.

Em um contexto de vendas, os chatbots podem ser usados ​​para envolver clientes, responder perguntas simples e determinar como e quando os leads devem ser considerados “qualificados” e escalados para o “representante humano” apropriado.

Imagine que você é uma empresa B2B SaaS (Venda de Software como Serviço).

Você lutou, no passado, para se conectar com leads em tempo hábil, e você decide que os chatbots podem ser a solução para seus problemas. Veja como o processo de implementação e execução pode parecer na prática:

  • Você escolhe um programa de chatbot como o LeadBot e, para evitar irritar todos os visitantes do seu site, decida configurá-lo para iniciar somente quando as pessoas permanecem em seu site por um determinado período de tempo, quando visitam determinadas páginas-chave (suas páginas de preços, por exemplo) ou quando exibem comportamentos de navegação na web que parecem indicar que eles estão tendo dificuldade em encontrar o que eles estão procurando.
    • Veja os pontos (gatilhos) abaixo:
      • Páginas determinadas;
      • Um determinado período de tempo;
      • Parecem que estão com alguma dificuldade.
  • Você programa seu chatbot para abrir com uma mensagem simples – algo como “Olá, Tudo bem? Como posso ajudar?” Dependendo do programa que você escolheu, seu chatbot pode responder perguntas simples por conta própria. E ele pode simplesmente encaminhar a conversa para um atendente específico, baseado em regras que você define. E seu “Robô” ainda aprende de acordo com as perguntas e respostas para melhor interagir no futuro!
  • E esse Cliente, com todas as informações passadas pelo Bot, poderá receber atendimento de um “humano” enquanto ainda está no seu Chat!

 

O quê podemos fazer hoje para não se arrepender amanhã

Como todos nós vimos, os ChatBots estão cada vez mais sendo aprimorados, e isso não é uma coisa para deixar para depois.

Os canais de atendimento devem ser aprimorados, e sua empresa deve fazer seu contato o mais rápido possível com seu Cliente em Potencial.

As pessoas querem ser atendidas o mais rápido possível, não importa a hora e o lugar. Afinal ela está com o celular na mão o dia inteiro.

 

Preste muita Atenção!

Os BOT’s vieram para ficar!!!

 

E isso não é ficção…

Entre em contato conosco pelo Messenger clicando no botão abaixo e veja um exemplo real.

Você receberá uma mensagem diretamente no seu Messenger.

Irá clicar em Começar e escolher a frequência de tempo de como podemos enviar notificações para você.

À partir daí, você vai ver um menu com algumas opções. E também poderá fazer algumas perguntas.

Está no começo do desenvolvimento, mas dá para se ter uma ideia do quão poderoso isso é para seu negócio!

 


 

 

 

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